segunda-feira, 24 de maio de 2010

Conservação de verduras na geladeira


Conservar alface e outras verduras na geladeira
Quando compramos o alface,na feira ou supermercado,geralmente até chegarmos em casa ele já fica um pouco sacrificado,por esse motivo
costumo acondiciona-lo da seguinte forma para guardar na geladeira:
Lavo o pé inteiro debaixo da água da bica,limpando
todo o resíduo de terra ou sugeiras
Depois deixo de molho na água com
Hipoclorito de sódio ou vinagre por uns 30 minnutos


Depois separo as folhas exteriores















Se preferir faça uma salada na hora













Da parte interior fazer da seguinte forma fechar bem as folhas ,como mostra a figura



Envolver com Filme bem completamente ,ajustando sem apertar demais ,para não machucar as folhas .





Estando bem isolado o alface permanecerá na geladeira por até cinco dias ou mais em perfeitas
condições .
Não há necessidade de colocar em agua.
Quando precisar usar ,basta desenrolar ,usar as folhas que precisar.
Se sobrar usar o mesmo método para enrolar
(não é preciso lavar de novo)

Quando é compramos o alface as vezes as folhas externas ficam em muita quantidade e não queremos muita salada naquele dia ,então eu faço o seguinte:
Faço um guisado de alface .
Parece estranho mas eu acho uma delícia .

Picar as folhas do alface (não tão finas como a couve a mineira )
No óleo refogar um pouco de cebola ,um dente de alho se gostar ,umas rodelas de tomate ,colocar o alface dentro e ir mexendo no fogo brando
Colocar uma colher de sobremesa de extrato de tomate( se gostar)
Eu gosto de temperar com uma colher de café de vinagre (opcional)
Eu acho uma delícia
Espero que seja de algum proveito
ANBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário